Hospital São Bernardo ganha produtividade com projeto da Core Technologies

Solução da integradora aumentou a eficiência da TI, reduziu substancialmente a recuperação dos dados e os custos com energia 

Em um ambiente altamente crítico, como em um hospital, ganhar produtividade significa salvar mais vidas e melhorar a qualidade de atendimento.

E foram esses os principais benefícios que o Hospital São Bernardo, localizado em São Bernardo na Grande São Paulo, obteve ao contratar a Core Technologies para consolidar seu ambiente de TI por meio da virtualização com o VMWare.

“Com esse projeto da Core também conseguimos reduzir os custos operacionais com o gerenciamento dos sistemas de tecnologia, a energia elétrica e o tempo de recuperação das informações, que antes era de 24 horas e agora é de apenas 2 horas, sendo que em algumas ocorrências recuperamos em poucos minutos”, explica Diego Navarro, responsável pela área de TI do Hospital São Bernardo.

O desafio da integradora era criar um ambiente altamente escalonável, implementar a estratégia para Disaster Recovery e prover um ambiente com administração centralizada e de fácil monitoramento – sem restrições de incompatibilidades de hardware e software.

De acordo com o responsável pelo projeto na Core Technologies, Daniela Caldeira, o cliente tinha como demanda aderir a uma solução que protegesse seu investimento, eliminando a necessidade de adquirir novos servidores e peças para upgrades toda vez que precisasse ampliar seu ambiente.

No cenário atual, o que se refere à infraestrutura de TI, qualquer novo projeto no Hospital São Bernardo está pronto para ser iniciado rapidamente, em até 24 horas.

É um ganho enorme se levar em consideração a complexidade e o quão crítico é o ambiente de um hospital que dispõe de 285 leitos (incluindo UTI adulta e pediátrica), realiza 800 cirurgias mensais em dez salas distribuídas em dois Centros Cirúrgicos, atende mais de 50 convênios e tem 1.200 funcionários em regime CLT, além dos terceirizados.

“Antes, a cada projeto tínhamos de fazer todo o processo de cotação, viabilidade de compatibilidade do hardware, data de entrega, entre outros. Com a solução da Core Technologies, o escalonamento é muito rápido, com um custo excelente e é simples de implementar. Um bom exemplo é a expansão de espaço no storage e memórias para as máquinas virtuais, que agora fazemos on line”, afirma Navarro.

Também ocorreram melhorias nos processos de análise de dados do hospital que foram reduzidos em 50%, resultando em maior rapidez e eficiência em um ambiente onde trafega 1 TB de dados.

O projeto é composto por máquinas Servidor, Storage e Tape IBM, o programa de virtualização VMware e o software de backup IBM Tivoli Storage Manager.

 “A equipe da Core Technologies tem total domínio das tecnologias envolvidas na solução que adotamos e o principal: se preocupam em intervir no projeto a fim de melhorar pontos que não foram previstos por nós, como clientes. Além disso, são muito solícitos e têm boas fundamentações teóricas e práticas”, afirma Navarro.