O QUE É VIRTUALIZAÇÃO?
Virtualização é o processo de criação de uma representação com base em software, ou virtual, de algo como aplicativos virtuais, servidores, armazenamento e redes. Essa é a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade para empresas de todos os portes.
Tipos de virtualização
Virtualização de servidores
A virtualização de servidores permite que vários sistemas operacionais sejam executados em um único servidor físico como máquinas virtuais altamente eficientes.
Os principais benefícios incluem:
• Maior eficiência da TI
• Redução dos custos operacionais
• Mais rapidez na implantação de cargas de trabalho
• Melhor desempenho dos aplicativos
• Maior disponibilidade do servidor
• Eliminação da complexidade e da proliferação de servidores
Virtualização de redes
Ao reproduzir completamente uma rede física, a virtualização de redes permite que os aplicativos sejam executados em uma rede virtual como se estivessem sendo executados em uma rede física, porém, com mais benefícios operacionais e toda a independência de hardware da virtualização.
(A virtualização de redes apresenta serviços e dispositivos lógicos do sistema de redes, ou seja, portas lógicas, switches, roteadores, firewalls, balanceadores de carga, VPNs e outros, para cargas de trabalho conectadas.)
Virtualização de desktops
A implantação de desktops como um serviço gerenciado permite que as organizações de TI respondam mais rapidamente às novas necessidades do local de trabalho e às oportunidades que surgirem. Os desktops e os aplicativos virtualizados também podem ser fornecidos com rapidez e facilidade a filiais, funcionários externos e terceirizados e trabalhadores móveis, utilizando tablets iPad e Android.