REDES DE DADOS E CONECTIVIDADE
REDES EMPRESARIAIS
As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem a verdadeira força que impulsiona os objetivos comerciais.
REDE
É a interconexão física ou sem fio que vincula vários dispositivos de informática (servidores, computadores, celulares, periféricos, entre outros) para que se comuniquem entre si, com a finalidade de compartilhar dados e oferecer serviços.
LAN: Uma Local Area Network (na sigla em inglês) ou Rede de Área Local, conecta equipamentos informáticos em uma área geográfica reduzida, como um edifício ou uma sala.
WAN: Uma Wide Area Network (na sigla em inglês), ou Rede de Longa Distância, é um conjunto de redes LAN que conecta hardwares que se encontram fisicamente distantes.
REDE COM FIO
É a rede que conecta hardwares e transmite dados por meio de cabos baseados em um padrão Ethernet. É ideal para transportar grandes quantidades de dados em velocidades muito altas, como por exemplo, no setor de multimídia. Uma rede com fio tem dois componentes essenciais: switches e roteadores.
SWITCHES: Os switches ou comutadores permitem que os dispositivos de rede se comuniquem entre eles, recebendo pacotes de dados e direcionando-os ao destinatário correto. Ao permitir que a informação e os recursos sejam compartilhados, os switches ajudam a economizar custos e melhorar a produtividade.
ROTEADORES: Os roteadores conectam várias redes entre si ou à Internet. Analisam os dados e os enviam utilizando a melhor rota. Protegem as informações contra ameaças de segurança e decidem quais hardwares têm prioridade sobre outros.
REDE SEM FIO
É a rede que permite a conexão entre dispositivos por meio de ondas de rádio, sem necessidade do uso de cabos. Uma de suas principais vantagens é a questão relacionada aos custos, além da fiexibilidade oferecida aos usuários móveis. Entretanto, no caso das redes sem fio, a segurança precisa ser muito mais abrangente e robusta para evitar invasões. Seus componentes essenciais são os access points e os controladores.
ACESS POINTS: Conectam os dispositivos à rede sem necessidade de cabos e atuam como um amplificador, expandindo a largura de banda para suportar mais dispositivos e usuários móveis. Os access points proporcionam também dados úteis para melhorar o uso da rede e oferecem segurança proativa.
CONTROLADORES: Sua principal função é configurar e monitorar os access points de maneira prática e simples, permitindo desenvolver e operar a rede sem fio de forma remota, eliminando tarefas repetitivas.
A Core Technologies trabalha com 2 grandes marcas que melhor representam esse segmento: CISCO E ARUBA
CONFIRA AS SOLUÇÕES DISPONÍVEIS EM CADA UMA DAS MARCAS!
Para redes com fio e sem fio Cisco: https://www.cisco.com/c/pt_br/solutions/enterprise-networks/catalyst-9000.html
Redes sem Fio Cisco/Meraki: https://meraki.cisco.com/products/wireless
Redes Data Center Cisco: https://www.cisco.com/c/pt_br/products/switches/nexus-9000-series-switches/index.html
SD-WAN/Security Cisco/Meraki: https://meraki.cisco.com/products/appliances#sd-wan
Telefonia em Cloud Cisco: https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collaboration/webex-calling/index.html
Para redes com fio Aruba: https://www.arubanetworks.com/products/networking/switches/
Para redes sem fio Aruba: https://www.arubanetworks.com/products/networking/access-points/
SD-WAN Aruba: https://www.arubanetworks.com/products/networking/sd-wan/